sábado, 29 de novembro de 2014

O Papa e a Europa

Papa Francisco no Parlamento Europeu
Foto retirada daqui
O Papa falou ao Parlamento Europeu e deixou uma “mensagem de esperança”. Ele tem “confiança de que as dificuldades podem revelar-se, fortemente, promotoras de unidade, para vencer todos os medos que a Europa – juntamente com o mundo inteiro – está a atravessar”. Dirigiu-se aos deputados europeus com os olhos postos na Turquia – e a pessoa humana foi o tema central do seu discurso.

A alusão à Turquia – o país que começou hoje a visitar – é evidente quando propõe o diálogo com os países que pretendem entrar na União Europeia, nomeadamente os países da “área balcânica” e os que confinam com ela. Referiu-se em particular aos que “assomam ao Mediterrâneo, muitos dos quais sofrem por causa de conflitos internos e pela pressão do fundamentalismo religioso e do terrorismo”.

No final deixou um apelo à construção de uma Europa “não em torno da economia, mas da sacralidade da pessoa humana, dos valores inalienáveis”. Uma Europa “que abraça com coragem o seu passado e olha com confiança o seu futuro, para viver plenamente e com esperança o seu presente”.

Ao longo de todo o seu discurso sublinhou por diversas vezes “a centralidade da pessoa humana”. Recordou aos parlamentares que “no centro deste ambicioso projeto político, estava a confiança no homem, não tanto como cidadão ou como sujeito económico, mas no homem como pessoa dotada de uma dignidade transcendente”. E alertou para o perigo “de ser reduzido a mera engrenagem dum mecanismo que o trata como se fosse um bem de consumo, de modo que a vida, quando deixa de ser funcional para esse mecanismo, é descartada sem muitas delongas, como no caso dos doentes, dos doentes terminais, dos idosos abandonados e sem cuidados, ou das crianças mortas antes de nascer”.

Ainda bem que vozes como a do Papa Francisco se elevam para reclamar a “centralidade da promoção da dignidade humana” e dar algum ânimo a uma União Europeia órfã de líderes com a dimensão dos seus pais fundadores. Agora, entregue a lideranças subservientes com o “poder financeiro ao serviço de impérios desconhecidos”, a que o Papa se referiu, parece mais empenhada com o controlo do deficit do que em resolver os graves problemas sociais dos europeus. É isto que tem de mudar.

(Texto publicado no Correio da Manhã de 28/11/2014)

Sem comentários:

Enviar um comentário