sexta-feira, 20 de novembro de 2015

O Vaticano e a guerra

Foto AFP retirada daqui
A Europa tremeu com os ataques terroristas em Paris. A primeira reação, e a mais expectável, é a da vingança. Mas a violência só pode dar origem a novos atos ainda mais violentos do que os que lhe estiveram na origem.

A primeira tentativa da humanidade para travar a espiral de ódio e violência foi a Lei de Talião: “Olho por olho, dente por dente”. Há quase quatro mil anos, o Código de Hamurábi tentava desta forma evitar que a vingança não ultrapassasse o delito cometido. Já Jesus Cristo propôs o perdão para quebrar a escalada da violência.

Não é de estranhar, por isso, que o Vaticano não acompanhe a onda “securista” que varre a Europa, nem embarque no apoio a uma intervenção militar para resolver o problema do terrorismo. O últimos Papas, aliás, opuseram-se sempre ao recurso à guerra para resolver as questões intrincadas do Médio Oriente. O atual Papa, ainda que admita que é preciso travar o agressor, duvida que bombardear posições do autoproclamado Estado Islâmico seja a melhor solução para o problema.

Na sequência dos atentados em Paris, Francisco recordou, no Angelus do último domingo, que “usar Deus para justificar o ódio é uma blasfémia”. E, num telegrama enviado ao arcebispo de Paris, condenou “com vigor a violência, que nada resolve”.

O Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, numa entrevista ao jornal francês “La Croix”, defendeu uma “mobilização geral da França, da Europa e de todo o mundo” na luta contra o terrorismo, a qual envolva também os muçulmanos, que “devem fazer parte da solução”. E afirmou que só uma intervenção que tenha em conta a segurança, a política e a religião pode ter sucesso “na erradicação deste mal”.

Apesar de apostar no diálogo e na educação para a rejeição do ódio, o cardeal admitiu um ataque militar, embora circunscrito aos limites do Direito Internacional e da legítima defesa.

Em resumo: esmagar os terroristas, só por si, não garante que estes Estados Islâmicos não ressurgem noutros pontos, como aliás tem acontecido... É preciso investir, a sério, na melhoria da vida das pessoas, tanto nos países orientais, como nas cidades ocidentais onde estes fenómenos se têm instalado. E é necessário combater sempre o ódio e tentar construir a paz, suceda o que suceder.

(Texto publicado no Correio da Manhã de 20/11/2015)

1 comentário:

  1. Oportuna mensagem, perante esta escalada de violência que o poder das armas não consegue travar, nem a montante, nem a jusante!

    ResponderEliminar